Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

CATEQUISTA

QUEM É O CATEQUISTA?

O Catequista é antes de tudo alguém que escuta e atende o chamado de Deus (Mt, 9, 37-38). Ele é um mestre em doutrina religiosa, que enviado por Deus, vai despertar e cultivar a fé dos catequizado (catecúmenos). O Catequista é alguém de muita vocação (Ef, 4,1. 2Ts, 1,11).

MISSÃO DO CATEQUISTA
A missão primordial da igreja é anunciar a Deus e testemunhá-la diante do mundo (diretório geral para catequese pág. 25 nº 23) . Anunciar o reino de Deus como o próprio Jesus o fez sendo enviado (diretório geral para catequese pág. 37 nº 34). Transmitir aos catequizandos a viva experiência que ele tem dos evangelhos (diretório geral para catequese pág. 65 nº 66)
Conservar fielmente o evangelho a todos aqueles que decidiram seguir Jesus (diretório geral para catequese pág. 76 nº 78). O Catequista dedica-se de modo específico ao serviço da palavra tornando-se porta-voz da experiência cristã de toda a comunidade (catequese renovada 26 pág. 55 nº 145).

CARACTERÍSTICAS DE UM BOM CATEQUISTA
Espiritualidade profunda rezar e testemunhar o cristianismo, não perder nunca a intimidade com Deus. Integração na comunidade Participar ativamente de toda a vida da Igreja. O catequista deve exercer o ministério de forma continuada e permanente. Senso crítico ler, estudar, e analisar coerentemente os fatos da Igreja do mundo. A alienação é um mal que jamais deve tomar o catequista. Animação saber ouvir e dialogar, buscar não mostrar dúvidas e insegurança, animar de tal forma o encontro de catequese, que leve o catequizando a um conhecimento gostoso da doutrina da Igreja. 
Qualidade humanas didática, psicológicas, equilíbrio, carinho. Formação doutrinária buscar conhecer a doutrina católica, estudar sobre seus diversos aspectos, através de leituras, cursos etc. Ser catequista não é ser professor. Aulas são dadas na escola. Os encontros de catequese têm a preocupação de anunciar Jesus e levar o catequizando a uma aproximação maior com a Igreja. Por ser considerado pelas crianças como modelo, o catequista deve dar testemunho daquilo que prega, de viver o que anuncia. 
O essencial a um bom catequista é o AMOR, da emana:Compreensão...Carinho...Dedicação..Atenção..Preparação...Serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário