Pesquisar este blog

domingo, 20 de abril de 2014

A Ressurreição de Jesus:
infinita liberdade do Amor

Fonte; http://www.ecclesia.com.br/biblioteca/espiritualidade/bartolomeu_I_a_ressurreicao_de_jesus_infinita_liberdade_do_amor.html
Meditação de Sua Santidade Bartolomeu I, Patriarca Ecumênico de Constantinopla, por ocasião da Santa Páscoa
Bartolomeu I, Patriarca Ecumênico de Constantinopla
[© Associated Press/LaPresse]
Igreja celebra, professa e proclama que Cristo morreu e ressuscitou dos mortos e que Sua ressurreição eliminou a morte para todos os homens.
Quanto é realista essa promessa e esperança da Igreja? Pode a linguagem humana fundamentá-la em aquisições baseadas na experiência, ou seja, na lógica que nos permite transmitir a experiência humana, sem as fantasias de ideologias imaginárias?
Ao longo dos séculos, a Igreja adotou uma linguagem extremamente empírica e, por isso, logicamente coerente, realista. Uma linguagem que testemunha tudo o que de tangível e evidente conhece: “O que ouvimos, o que vimos com nossos olhos, o que contemplamos, e o que nossas mãos apalparam” (1 Jo 1, 1).
“Na pessoa de Jesus Cristo”, portanto, a Igreja toca a real infinita liberdade de Deus: Deus é livre de qualquer predeterminação de Sua existência, de qualquer necessidade de ser o que Ele é. Deus, diriam os gregos, é livre diante de Sua própria Divindade, de Sua própria natureza ou essência divina: por isso, Ele se torna homem, se encarna sem deixar de ser Deus. Por outro lado, mesmo tendo-se tornado homem, Ele continua livre dos limites da natureza humana. Por isso ressuscita dos mortos.
Os gregos introduziram na História humana a articulação lógica, a certeza do uso da linguagem, como condição prioritária para a constatação empírica. Não obstante, para o grego, a constatação empírica constituía o caminho pessoal de acesso individual à evidência lógica comumente admitida do mundo. E essa evidência convencia de que toda realidade existente é predeterminada pelo logos-modo, inexplicavelmente dado, de sua participação na realidade, ou seja, de sua essência ou natureza. Mesmo Deus não pode ser outra coisa em relação ao que é determinado pelo logos-modo da Divindade. É necessário que Deus seja Primeiro Motor, natureza espiritual que age por si mesma, “gênero honorabilíssimo”, infinito, atemporal.
Se, porém, a fonte e a causa da realidade é predeterminada por necessidade, então já não é possível nenhuma eventualidade de liberdade real, nenhuma criação ex nihilo, nenhuma possibilidade para o imprevisto, a diversidade, a História. Então, qualquer existência que não seja divina vem também inevitavelmente a se submeter às predeterminações do espaço, do tempo, da corrupção, da morte.

Jesus ressuscita dos infernos, afresco do século XII,
Karanlik Kilise, Göreme, Capadócia, Turquia
A pessoa histórica de Cristo é a certeza da Igreja, certeza baseada na experiência, de que a existência de Deus, causa e fonte do Ser, não conhece limitações: nenhuma razão, imposição ou conveniência pode predeterminá-la. Deus não é obrigado a ser o que Ele é. Ele existe porque livremente quer existir. Ele realiza na realidade a Sua vontade de existir “gerando” o Filho e “fazendo proceder” o Espírito “de maneira atemporal e amorosa”. Deus existe na forma da absoluta liberdade real que é o amor, existe no modo do amor, existe porque ama.
O amor não é uma propriedade moral de Deus; é o Seu modus existendi: “Deus é amor” (Jo 4, 16). Não é mônada-entidade dotada de propriedades divinas (existência em si, onipotência, sabedoria, atemporalidade). É amor hipostático: é trindade de hipóstases que hipostatizam em existências concretas o Ser como relação que transcende a individualidade: como amor. Os nomes das três hipóstases não designam individualidades, mas relações: Pai, Filho, Espírito.
O Filho e Logos se torna homem realizando a vontade comum, ou seja, o amor da Trindade. Com Sua encarnação, o Logos revela a possibilidade de que é dotada a natureza humana criada “à imagem de Deus”: a possibilidade de existir segundo o modo de existência do Deus incriado – existir como liberdade de amor. Sua vida (“viveu fazendo o bem e curando”) e Sua morte na cruz “nos mostraram seu amor por nós”, abriram o caminho-possibilidade da imortalidade-deificação do homem. Cristo ressuscitado dos mortos se tornou o princípio da ressurreição do homem libertado da necessidade da morte.
Nossa natureza é mortal, a libertação da mortalidade é graça-dom do amor de Deus. A aceitação do dom é gesto de liberdade, é amor que corresponde ativamente ao amor de nosso Esposo-Amante Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário